VISITAS DO BLOG

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Naufrágio de navio com imigrantes ilegais perto da Austrália tem 1 morto e 125 sobreviventes

naufragioAs equipes de resgate da Austrália resgataram do mar um corpo e salvaram 125 sobreviventes do navio que afundounesta quarta-feira (27) com imigrantes ilegais no Oceano Índico, ao sul da Indonésia.
A Autoridade Australiana de Segurança Marítima calcula que seguem desaparecidas sete pessoas na zona do naufrágio, cerca de 200 quilômetros ao noroeste da ilha australiana de Christmas e cerca de 185 quilômetros ao sul da Indonésia.
Muitos dos emigrantes que viajavam na embarcação eram mulheres e crianças procedentes do Afeganistão.
Uma embarcação da Marinha australiana e aviões de vigilância se uniram aos trabalhos de resgate que foram iniciados por dois navios mercantes, em condições que são "aceitáveis, mas não ideais", segundo a Autoridade de Segurança Marítima.
O diretor de controle de operações da autoridade marítima indonésia de busca e resgate, Agolo, indicou à imprensa local que a hipótese mais provável é que os próprios imigrantes tenham sabotado o navio para que fossem resgatados pela Austrália.
Esse é o segundo naufrágio ocorrido nessa região do Índico em menos de uma semana, após o afundamento, no dia 21, de outra embarcação com cerca de 200 imigrantes ilegais, também em sua maioria afegãos.
Nesse primeiro acidente, as operações de resgate conseguiram salvar 110 pessoas, enquanto outras 90 seguem desaparecidas.
A ilha de Christmas é um território australiano no Oceano Índico cuja situação geográfica, cerca de 360 quilômetros ao sul de Jacarta e 2.350 quilômetros ao noroeste de Perth, é usada pelos contrabandistas para introduzir imigrantes ilegais na Austrália a partir da Indonésia.
O número de estrangeiros retidos pela Austrália nessa ilha subiu até 1 mil pessoas por mês desde maio, um número que não era alcançado desde 2001, segundo dados oficiais australianos.
fonte r7

Nenhum comentário:

Postar um comentário