VISITAS DO BLOG

terça-feira, 5 de junho de 2012

Denúncias contra a infância dobram em MG

Em 120 dias, Disque 100 recebeu 2.575 chamados de abusos registrados contra
O número de ligações feitas pelos mineiros ao serviço nacional de denúncias de crimes contra a infância e a adolescência cresceu 107,5% nos primeiros quatro meses deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, revela o balanço mais atualizado da Secretaria de Direitos Humanos do governo federal.

A quantidade de atendimentos recebidos pelo Disque 100 saltou de 1.241 para 2.575. Por dia, são 21 chamados de denúncias de maus tratos, negligência, violência física ou moral e abuso e exploração sexual infanto-juvenil. As ligações que partem de Minas correspondem a 7,54% do total de 34.138 chamadas recebidas pelo Disque 100 nacional.

“À medida em que a população vai sendo esclarecida, ela passa a ter maior contato com a rede que garante a proteção das crianças e adolescentes”, avalia o presidente do Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente, Ananias Neves Ferreira.

No entanto, ele alerta para que os demais órgãos, como os conselhos tutelares, estejam preparados para receber e encaminhar as denúncias às autoridades. Outra demanda defendida é a criação de uma vara especializada para julgar crimes envolvendo a violação dos direitos. “As varas comuns estão abarrotadas e a infância tem prioridade. É preciso que a criança tenha a certeza da punição contra aquele que a violentou”, afirma.

Negligência, abandono e violência intrafamiliar lideram queixas no Disque 100. Já no DDH, chamados caem 31% Enquanto o número de ligações ao Disque 100 dobrou, o serviço Disque Direitos Humanos do governo de Minas registrou queda no número de atendimentos.

Em dois anos, a média de chamadas diárias relativas a denúncias de crimes contra a infância caiu de 9,1 para 6,3. O número total de ligações caiu de 13,1 para 9,9 ao dia, entre os anos de 2010 e 2012.

“Acredito que a queda ocorreu, no ano passado, pela própria saturação do tema, além de problemas técnicos que registramos, como panes nos serviços de telefonia dos municípios”, alega Jorge Noronha, coordenador do serviço na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.

Segundo ele, neste ano, os problemas internos foram sanados e a expectativa é voltar às médias anteriores de ligação. “Os conselhos precisam melhorar a estrutura para garantir a eficácia no atendimento.”

Violência intrafamiliar lidera

Das 953 denúncias recebidas pelo Disque Direitos Humanos estadual de janeiro a maio, 376 foram de violência intra-familiar e 314 de negligência e abandono. Em seguida aparecem os crimes de abuso e exploração sexual infanto-juvenil.

“Encaminhamos as denúncias aos conselhos tutelares e Ministério Público”, explica Jorge Noronha. Para ele, é importante que os denunciantes apresentem informações objetivas, como nome da vítima, do agressor e endereço. “Não há gravação e não temos identificador de chamadas, é uma ligação sigilosa”, garante.

O serviço atende pelo número 0800 031 11 19. Além de crimes contra a infância, recebe ainda denúncias de maus tratos a mulheres e idosos.

Como denunciar
Disque 100 : serviço nacional com ligação gratuita e sigilo pelo telefone 100.

Disque Direitos Humanos: serviço estadual com ligação gratuita e sigilo pelo telefone 0800 031 11 19.
FONTE : Do Metro BH noticias@band.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário