VISITAS DO BLOG

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Professores em greve e estudantes sem aula fazem manifestações em Salvado




Foto: APLB-Sindicato / Divulgação
Em pontos diferentes da cidade, mas unidos por uma questão comum – a greve dos docentes da rede estadual de ensino que completa 52 dias sem perspectiva de uma acordo com o governo –, professores e estudantes fizeram manifestações em Salvador na manhã desta quinta-feira (31).
Os estudantes – a maioria com os rostos pintados e usando nariz de palhaço e apito – se concentraram no início da manhã em Pituaçu e de lá seguiram em passeata até o Centro Administrativo, carregando faixas e cartazes com palavras de ordem pelo fim da greve e a retomada das aulas.
 O grupo esteve na Assembleia Legislativa, passou em frente à Secretaria da Educação do Estado e ao prédio da Governadoria. Em alguns momentos, eles interromperam o trânsito na Avenida Paralela, uma das mais movimentadas da capital baiana.
Já os professores estaduais se concentraram em Ondina, no local conhecido como Praça das Gordinhas, de onde seguiram em passeata até o Farol da Barra. A eles se juntou um grupo de professores de escolas particulares de Salvador, que também entraram em greve no início desta semana.
Os manifestantes conduziam cartazes e faixas pedindo a retomada das negociações com o Governo do Estado. A passeta provocou engarrafamento na região da orla durante toda a manhã.
Os professores querem o cumprimento de um acordo, assinado em novembro do ano passado, que estabelece aumento salarial para toda a categoria este ano – e também em 2013 e 2014 – com base no mesmo índice de reajuste do piso nacional do magistério. O piso nacional foi reajustado em 22,22 % este ano, mas o reajuste concedido pelo governo estadual foi de apenas 6,5%.
O governo estadual alega que não há recursos no orçamento para um reajuste acima do concedido.
fonte: www.bahiatodahora.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário