VISITAS DO BLOG

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Obama anuncia que retirada total do Iraque

Obama anuncia que retirada total do Iraque ocorre até fim do ano

Desde 31 de agosto de 2010, quando EUA concluíram missão de combate, ficaram cerca de 39 mil militares para assessorar iraquianos

O presidente americano, Barack Obama, anunciou nesta sexta-feira que os EUA cumprirão a promessa de retirar todos os soldados dos EUA do Iraque até o fim do ano. Desde 31 de agosto do ano passado, quando os EUA concluíram sua missão de combate, ficaram no país árabe cerca de 39 mil militares para treinar e assessorar as tropas iraquianas. Em 2008, os EUA chegaram a ter 165 mil soldados no país.
"Como prometido, o restante de nossas tropas no Iraque voltará para casa até o final do ano. Após quase nove anos, a guerra da América no Iraque estará acabada", disse Obama, referindo-se ao conflito iniciado por seu antecessor, George W. Bush (2001-2009), em março de 2003.
De acordo com o presidente americano, EUA e Iraque estão em "total acordo" sobre como seguir adiante, acrescentando: "Os EUA deixam o Iraque com a cabeça altiva. Essa é a forma como os esforços militares nos EUA terminarão."
Obama também prometeu assistência e "uma parceira forte e duradoura" com o governo iraquiano. Ele fez as declarações após uma videoconferência com o primeiro-ministro Nuri al-Maliki.
FONTE: ÚLTIMO SEGUNDO IG.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário