VISITAS DO BLOG

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

ECONOMIA


Consumidor reduz gastos e número de
cheques sem fundos cai em setembro

Brasileiro está evitando novas dívidas para poder comprar no Natal, diz Serasa.
O brasileiro controlou mais os gastos em setembro e isso apareceu diretamente no bolso: o número de cheques sem fundos devolvidos caiu no país. Uma pesquisa da empresa de análise de crédito Serasa Experian mostrou que 18 em cada 1.000 cheques foram devolvidos. O percentual de 1,82% é menor do que o de 1,88% visto em agosto.
Na comparação entre setembro de 2011 e de 2010, o levantamento apresentou elevação no percentual de devoluções. No nono mês de 2010, foram devolvidos 1,59% dos cheques compensados.
No mês passado, os clientes passaram 82,649 milhões de cheques que foram compensados. Desses, em torno de 1,5 milhão voltou sem fundos. Em agosto, esses números estavam em 89,47 milhões de compensados para 1,67 milhão devolvido. Um ano atrás, haviam sido 91,49 milhões de compensados e 1,45 milhão de voadores.
De acordo com os economistas da Serasa Experian, a redução mensal nos cheques sem fundos, em setembro, segue o Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor.Ambos os indicadores apontam que, para chegar ao Natal com melhores condições de consumo, o consumidor está evitando novas dívidas, incluindo o parcelamento com cheque pré-datado. A antecipação da primeira parcela do 13º salário aos aposentados, em setembro, também contribuiu para a renegociação de dívidas.

De janeiro a setembro, Roraima foi o Estado com o maior percentual de cheques devolvidos (11,87%). São Paulo, por sua vez, foi o de menor percentual (1,45%).
Entre as regiões, a Norte foi a com maior percentual de devolução de cheques nos nove primeiros meses de 2011, com 4,07%. Na outra ponta do ranking está a Sudeste, com 1,56%.


Nenhum comentário:

Postar um comentário