VISITAS DO BLOG

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Mensagens homenageando Steve Jobs na China chegam a 36 milhões

Mensagens homenageando Steve Jobs na China chegam a 36 milhões
O correspondente Roberto Kovalick mostrou que, na Ásia, até mesmo os concorrentes prestaram homenagens ao criador da Apple.

Na Ásia, após a morte de Steve Jobs, esta quinta (6) foi um dia de lojas da Apple lotadas. Todos queriam homenagear o criador de tanta tecnologia, que influenciou a vida de tantas pessoas. O correspondente Roberto Kovalick falou sobre a relação dos asiáticos com a Apple.

São sentimentos antagônicos: rivalidade misturada com admiração, reconhecimento com uma ponta de inveja. É que as empresas japonesas, sul-coreanas e taiwanesas estão entre as maiores fabricantes de computadores e celulares do mundo, mas - nos últimos anos - tiveram que ir atrás dos rumos do mercado apontados pelo concorrente Steve Jobs. O Nikkei Shimbum, principal jornal de economia do Japão, tem como manchete: "Criatividade revolucionária que mudou o mundo". Mesmo os rivais reconheceram o talento de Jobs, que recebeu homenagens em toda a Ásia.

Despedidas para um ídolo de quem é fanático por tecnologia. Na frente da loja da Apple, em Tóquio, havia flores e agradecimentos. Na maçã colorida, “Obrigado, Steve". Eram muitas fotos e momentos de silêncio e orações. Depois de rezar, um rapaz disse que Steve Jobs é um personagem histórico. "Mudou meu estilo de vida", explicou ele.

Ele não se tornou apenas um fenômeno popular pelos equipamentos que ajudou a criar. Uma espanhola que mora em Tóquio disse que Jobs foi uma inspiração depois do terremoto e tsunami de março.

A repercussão da morte de Steve Jobs na Ásia não foi apenas pelo grande número de admiradores neste continente. É no continente que estão alguns dos maiores concorrentes da empresa que ele criou.

Steve Jobs também foi homenageado na Coreia do Sul, onde está o maior concorrente na Ásia. A Samsung é fornecedora de peças da Apple, mas fabrica alguns equipamentos semelhantes e acusa a rival de se apropriar de tecnologias inventadas pela empresa sul-coreana. Apesar da briga, Jobs tem muitos fãs no país. "É como perder um herói", lamentou um homem.

Em Taiwan, onde fica a sede do maior fornecedor de peças de produtos da Apple, também houve homenagens. "Ele era relativamente jovem e poderia ainda fazer tanto. É uma pena", disse um senhor.

Para os asiáticos, Steve Jobs foi muito mais do que um empresário talentoso. Foi alguém que transformou a vida de muita gente e está tendo uma despedida de ídolo pop.

Logo depois do anúncio da morte de Steve Jobs, houve uma gigantesca manifestação virtual na China. Ao todo, 36 milhões de pessoas colocaram homenagens na internet. Além da popularidade dos produtos lançados por Jobs no país, há outro motivo para a admiração. Os chineses brincam que compreendem o exato significado do sobrenome do criador da Apple, já que são eles que fabricam a maior parte dos componentes dos aparelhos vendidos pela empresa. A palavra inglesa "jobs", em português, significa "empregos".



FONTE:JORNAL FLORIPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário