VISITAS DO BLOG

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

ECONOMIA


Comércio pede mudança nas taxas de cartões de débito

Custo da transação eletrônica é o mesmo, independente do valor do pagamento.
O varejo e os supermercados pediram, nesta quarta-feira (31), mudanças nas atuais taxas cobradas nos cartões de débito. Os dois segmentos querem que seja cobrada uma tarifa por transação paga no plástico de débito, e não um porcentual sobre o valor da operação, como é feito hoje.
O presidente da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), Roque Pellizzaro, afirmou que o custo da transação eletrônica é o mesmo, independente do valor do pagamento.
- É como se os bancos fossem cobrar o processamento de um cheque pelo valor que está escrito na folha.
A Abras (Associação Brasileira de Supermercados) também está na campanha para o fim das taxas no débito.
Sussumu Honda, presidente da entidade, diz que se as próprias empresas de cartões não se mexerem para baixar as taxas, o setor de consumo vai pressionar o governo para que haja mudanças, assim como ocorreu com a abertura do mercado de credenciamento de lojistas.
Após pressão do setor de varejo e do Banco Central, este mercado se abriu a novos competidores em julho de 2010. O argumento dos varejistas é que nos países desenvolvidos, como os Estados Unidos, é cobrada uma taxa por cada operação de débito.
Pellizzaro destaca que muitos pequenos varejistas preferem não aceitar alguns pagamentos neste tipo de cartão, como as vendas de crédito de celular pré-pago, pois a incidência da taxa praticamente tira o ganho que o comerciante teria na venda do produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário