VISITAS DO BLOG

sábado, 19 de maio de 2012

MARCHA DA MACONHA

Marcha da Maconha

Liberada, Marcha da Maconha ocorre neste sábado

Após decisão favorável do STF, evento quer reunir 5 mil na Paulista contra a atual política antidrogas
Liberada pelo STF (Supremo Tribunal Federal), a Marcha da Maconha acontece neste sábado a partir das 14 horas, com saída marcada em frente ao Masp, na Avenida Paulista e chegada na Praça da República.
A decisão do STF, de novembro de 2011, estabeleceu que manifestações pró-maconha não são crime no Brasil.
Na época, os ministros do STF decidiram, por unanimidade, que esse tipo de protesto não pode ser enquadrado na Lei de Tóxicos, que considera crime induzir ou instigar alguém ao uso de drogas. O relator do caso, ministro Carlos Ayres Britto, entendeu que o direito à liberdade de expressão deve prevalecer. “Quem quer que seja pode se reunir para o que quer que seja, no plano dos direitos fundamentais, desde que o faça de forma pacífica”, disse.
Os organizadores cadastraram o evento em um site de financiamento coletivo via internet. Eles arrecadaram R$ 15,8 mil para despesas na organização da marcha, como a impressão de uma cartilha com sete mil exemplares contra a atual política de combate às drogas.
“Esperamos mais de cinco mil pessoas”, disse Julio Delmanto, um dos organizadores. “Estamos orientando os participantes a não portarem substâncias ilegais na marcha e agir pacificamente”, disse.
No ano passado, Delmanto foi uma das seis pessoas detidas durante um protesto contra a proibição da marcha. O evento, proibido pela Justiça na noite da véspera, juntou cerca de mil pessoas entre a Avenida Paulista e a Rua da Consolação. Os manifestantes mudaram o teor do movimento para uma defesa da liberdade de expressão.
“Neste ano acreditamos que não haverá nenhum problema depois da decisão do STF”, afirmou Delmanto. Ele disse ainda que os organizadores procuraram a Prefeitura e a Polícia Militar para informar sobre o evento.
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) disse que não foi informada sobre o evento e a marcha só poderia  ser realizada mediante autorização da entidade de trânsito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário