VISITAS DO BLOG

sábado, 26 de maio de 2012

Após 'massacre', França exige ação sobre plano de paz da Síria Chanceler francês disse que conversará com mediador da ONU Kofi Annan. Ataques do regime sírio em 24 horas mataram ao menos 90, diz oposição.


Da Reuters

A França apelou neste sábado (26) para a implementação imediata do plano de paz de Kofi Annan para a Síria e disse que vai convocar uma reunião do grupo Amigos da Síria, depois que ativistas disseram que 90 pessoas foram mortas em bombardeios do regime da Bashar al-Assad.
Condenando a violência na sexta-feira (25) como um "massacre", o chanceler francês Laurent Fabius disse que conversará com o mediador de paz da ONU Kofi Annan, no domingo (27).
90 mortosA ofensiva do regime sírio sobre a cidade de Hula, na província central de Homs, já deixou pelo menos 90 mortos, segundo informaram neste sábado (26) os grupos da oposição síria.
Em comunicado, o Observatório Sírio de Direitos Humanos (ODSH) assinalou que 25 dos 90 falecidos nos ataques das últimas 24 horas são menores de idade.
Corpos de vítimas dos ataques nas últimas 24 horas são vistos em Houla (Foto: Reuters/Shaam News Network)Corpos de vítimas dos ataques nas últimas 24 horas são vistos em Hula (Foto: Reuters/Shaam News Network)
Grupos de ativistas postaram vídeos na internet, cuja autenticidade não pôde ser verificada, mostrando um quarto com os corpos de mais de uma dezena de crianças que teriam morrido em Hula. Mais tarde, a TV estatal veiculou as mesmas imagens afirmando que se tratavam de vítimas de um ataque "terrorista", e não comandado pelo governo.
Plano de pazO plano de paz de Annan com seis pontos, que exige uma trégua, retirada das tropas das cidades e um diálogo entre o governo e a oposição, não conseguiu parar os conflitos que se estendem por 14 meses na Síria, e que deixaram pelo menos 10 mil mortos.
"Observadores da ONU precisam ser capazes de completar sua missão e o plano da força conjunta das Nações Unidas-Liga Árabe tem que ser implementado imediatamente", disse o francês Laurent Fabius em um comunicado.
Ele afirmou que irá também contactar o grupo de trabalho Amigos da Síria imediatamente para tentar marcar uma reunião em Paris.O grupo reúne países ocidentais e árabes interessados em retirar o presidente sírio, Bashar al-Assad.
FONTE G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário