VISITAS DO BLOG

domingo, 29 de abril de 2012

Homens da Força Nacional são enviados para área de conflito no Sul do estado

Chegou no fim da manhã de ontem (28), na região Sul da Bahia, um reforço no efetivo da Força Nacional para tentar intervir no conflitos entre índios e fazendeiros por disputas de terras.

Apesar de nos últimos dias não ter havido nenhum registro de conflito, os homens das Forças Armadas não tem data para voltar. Até o momento, duas pessoas já morreram vítimas da disputa.

Uma delas é a dona de casa Ana Maria Santos de Oliveira, de 33 anos, que passava em uma caminhonete com familiares na tarde do dia 9 deste mês, próximo à fazenda Vitória, em Itaju do Colônia.Outra vítima foi o segurança Júlio César Passos Silva, 31, morto em um possível confronto na fazenda Santa Rita, na tarde do último dia 19.

Segundo uma estimativa da Fundação Nacional do Índio (Funai), cerca de 65 fazendas já foram tomadas pela população indígena desde o início do ano, quando a disputa se acirrou.

Julgamento em maio
A disputa de terras entre índios e fazendeiros no sul da Bahia será julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 9 de maio, segundo informou em coletiva na última quinta-feira (26) a nova presidente da Funai, Marta Maria do Amaral. A informação é da reportagem da Globo Natureza. 
FONTE: TRIBUNA DA BAHIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário