VISITAS DO BLOG

domingo, 20 de novembro de 2011

ECONOMIA

O texto prossegue afirmando que, "sejam quais forem as críticas que se tenha sobre a política (econômica) no Brasil, não se pode negar que os ávidos consumidores brasileiros fizeram mais do que se podia esperar deles pelo reequilíbrio global".
Ele se refere à forte demanda dos brasileiros por produtos industrializados, o que resulta em déficit comercial. Isso contribui para a demanda global, prejudicada pelo fraco desempenho econômico dos países ricos.
Um dos motivos do bom desempenho da balança comercial brasileira em 2011 é justamente a forma como a crise está abalando a economia global. Enquanto os países desenvolvidos estão sendo fortemente afetados, a China e os países asiáticos em geral, de onde vêm a forte demanda pelas commodities exportadas pelo Brasil, continuam com uma boa performance. "O fato é que o preço das exportações continua bastante alto", diz Volpon, chefe de pesquisa para a América Latina do Nomura.
O exemplo mais contundente do desempenho das commodities exportadas pelo Brasil é o minério do ferro, cujos preços triplicaram entre outubro de 2009 e setembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário