Asunción,
7 mai (Prensa Latina) O Ministério paraguaio de Saúde confirmou que,
até o momento, se registraram 10 mil 827 casos e 30 mortos no país em
consequência da dengue.
Iván Allende diretor de Vigilância da Saúde desse organismo assinalou o
nível atingido pela doença nacionalmente, apesar de confirmar que, na
semana número 18 da epidemia começou-se a notar uma queda paulatina.
O servidor público declarou que, das 30 mortes confirmadas, um total de
12 correspondem a pessoas maiores de 60 anos, as quais conformam o
grupo populacional mais vulnerável porque seu organismo não oferece a
resposta melhor para prevenir as complicações.
Tal como sucede
desde o princípio de dita epidemia, o maior número de casos se apresenta
na capital da nação e no departamento central.
Allende elogiou o
trabalho realizado pelos centros de saúde de todo o território que
permitiu o regresso a suas casas da maioria dos hospitalizados ou
atendidos pelos médicos e especialistas.
Um dos problemas
persistentes é o insuficiente trabalho de liquidação do mosquito
transmissor da doença e inclusive, em muitos casos, a reticencia de
setores da população a permitir a fumigação de suas moradias e a superar
o descuido na eliminação dos resíduos.
Em suas declarações à
imprensa, Allende aproveitou para recalcar o chamado do ministério à
população para responder positivamente às orientações preventivas
difundidas nesta etapa do ano sobre as afecções respiratórias, as quais
registraram um importante aumento.
O outono paraguaio, abundante
em chuvas e apesar de um temporão descenso das temperaturas durante
semanas passadas, junto ao descuido humano, são causadores da maior
quantidade dos milhares de casos que, diariamente, se atendem nos
centros de saúde, disse.
Segundo a literatura médica, a doença é
viral aguda, produzida pelo vírus do dengue e transmitida pelo mosquito
Aedes aegypti ou o Aedes albopictus que se criam em água acumulada em
recipientes e objetos em desuso.
A doença caracteriza-se por uma
febre de aparecimento súbita que dura de três a sete dias, acompanhada
de dor de cabeça, articulações e músculos.
Uma variedade
potencialmente mortal da febre do dengue é o hemorrágico que cursa com
perda de líquidos, sangramentos ou afetação grave dos órgãos.
ocs/jrr/bj |
Nenhum comentário:
Postar um comentário