VISITAS DO BLOG

sexta-feira, 11 de maio de 2012

GAVIÕES DA FIEL NO BICO DA JUSTIÇA


Justiça manda Gaviões da Fiel pagar multa de R$ 30 mil por briga em SP

Valor se refere a descumprimento de TAC de 2011, diz promotor.
MP fez pedidos contra Mancha, Fúria e Guerreiros, ainda pendentes.

Kleber Tomaz * Do G1 SP


Polícia Civil chegou a cumprir mandados de busca de apreensão de computadores na sede da Gaviões da Fiel, na região do Bom Retiro, em março (Foto: Kléber Tomaz/G1)Sede da Gaviões da Fiel foi alvo de busca após
morte de dois palmeirenses
(Foto: Kléber Tomaz/G1)
A Justiça determinou nesta sexta-feira (11) que a torcida organizada Gaviões da Fiel, do Corinthians, pague multa de R$ 30 mil por envolvimento na briga que resultou nas mortes de dois torcedores em março deste ano. A decisão é do juiz Ronnie Hebert Barros Soares, da 14° Vara Cível do Fórum João Mendes, em São Paulo.

O pedido de multa foi feito pelo promotor Roberto Senise Lisboa com base em um documento assinado por 40 torcidas que estipulava penalidades em caso de violência.

Além da Gaviões, o promotor fez outros três pedidos individuais dirigidos às torcidas Mancha Alviverde, do Palmeiras, e Fúria Independente e Guerreiros da Tribo, ambas do Guarani, de Campinas. Entretanto, até as 18h35, a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça tinha informações sobre a decisão de apenas um dos pedidos.

O Ministério Público entende que as torcidas descumpriram, cada uma, duas cláusulas do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em 2011 por 40 torcidas, que prevê medidas para evitar violência.

A Promotoria do Consumidor também quer propor até quarta-feira (16) uma ação civil pública pedindo a extinção dessas mesmas torcidas e a proibição dos torcedores que participaram de confrontos de frequentarem estádios de futebol.
Em relação ao TAC, as cláusulas descumpridas pelas torcidas de futebol são: a de número quatro, que trata da obrigação da organizada de não incitar agressões, depredações e insultos e a de número 5, que obriga comunicação imediata às autoridades sobre possíveis locais de confronto entre as organizadas. FONTE G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário