VISITAS DO BLOG

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

EM PERNAMBUCO, SOGRA FAZ MULHER NEGRA ACABAR NAMORO

Juliane e a filha de três anos (Foto: Juliane Barros/Acervo pessoal)

09/08/2012 09h09 - Atualizado em 09/08/2012 09h09



'Negros temem assumir identidade', 



diz mulher que superou preconceitos



Juliane diz que ex-sogra vivia elogiando olhos claros da ex-nora.
'Se você ama, tem que assumir e conquistar respeito', diz psicóloga.


FONTE: 
Do G1 PE

Quando tinha 20 e poucos anos, a pernambucana Juliane Barros namorava um jovem de uma família com um bom poder aquisitivo. Eram apaixonados, conta. Mas a sogra era a problema. Certo dia, comentou como eram lindos os olhos claros da ex-nora. O ciúme, naturalmente, bateu. Mas um sentimento maior floresceu: ela se sentiu "rebaixada". É que o namorado era branco e ela, negra. Outros comentários parecidos foram feitos, e Juliane começou a sentir que não era bem vinda na família. Por esse e outros motivos, abriu mão do relacionamento.

Casos de racismo ocorrem a todo instante no Brasil e no mundo, a exemplo da adolescente de 17 anos que apanhou da família por namorar um rapaz negro, no Reino Unido. Ela desafiou os pais, que estão atualmente presos, e passou a morar com o jovem.

Juliane Barros, hoje com 33 anos, trabalha como servidora municipal da Prefeitura do Recife e diz que nunca foi agredida fisicamente por conta de racismo, mas garante que já sofreu com essa crença às avessas. "Ele se apresenta de forma subjetiva. Você sente olhares diferentes, pessoas te tratam de maneira diferente, mas eu nunca vou poder denunciar algo que é abstrato", diz.

Ela afirma que o namoro juvenil marcou a sua vida. "No começo, tudo estava dando certo, mas com o tempo, um ano mais ou menos, eu sentia que a minha presença não era bem vinda em alguns lugares. Hoje, vejo que eles tinham medo que nascesse uma criança negra na família, já que tudo estava ficando sério. Sei disso por conta dos comentários que minha ex-sogra fazia. Ela elogiava na minha frente o cabelo liso da neta, os olhos claros da antiga namorada do filho. A relação não acabou só por causa disso, mas a relação com a família dele colaborou", afirma.



Nenhum comentário:

Postar um comentário