VISITAS DO BLOG

sábado, 2 de junho de 2012

Zinho ganha força no futebol do Fla por conduta no caso Ronaldinho


Zinho ganha força no futebol do Fla por conduta no caso Ronaldinho

Nas primeiras semanas de trabalho, diretor concentra esforços na disciplina do grupo e segura vice de futebol no cargo



Por Janir Júnior e Richard SouzaRio de Janeiro

patricia amorim flamengo zinho (Foto: Fernando Azevedo/Fla Imagem)Sentado à direita de Patricia Amorim, Zinho parecia um pilar confiável para a presidente do Flamengo. Nesta sexta-feira, durante o pronunciamento da mandatária sobre a saída de Ronaldinho Gaúcho do clube, o diretor de futebol ouviu cada palavra de Patricia com atenção, manteve os olhos grudados nela. Depois de pouco mais de quatro minutos, levantou-se enquanto a dirigente deixava a sala Antônio Moreira Leite, no terceiro andar da Gávea, sentou-se na cadeira central e diante de microfones, máquinas fotográficas e câmeras não poupou o atacante.
Sem alterar o tom de voz, usou palavras firmes. Reconheceu que Ronaldinho cometeu atos de indisciplina, o mais grave deles a ausência na viagem ao Piauí, na quinta-feira passada, e afirmou que havia tomado a decisão de afastar o camisa 10. O clube, no entanto, foi pego de surpresa com a notícia de que o atleta entrara na Justiça para pleitear pouco mais de R$ 40 milhões pela rescisão do contrato que terminava em dezembro de 2014.
- A corda apertou mesmo, não tinha mais conversa fiada, regalia para ninguém. Acredito que esse foi um dos motivos que fizeram ele tomar a atitude de sair. Infelizmente, pela porta dos fundos. Quem errou com o departamento de futebol foi o Ronaldo. Vamos ser sinceros. Não teve uma conduta profissional, de atleta profissional. Isso é inadmissível. Estou triste também. Não era o desfecho que a gente queria – afirmou.
Zinho completa neste sábado 22 dias no cargo. Desde a apresentação, mostrou-se seguro e avisou que teria um diálogo franco com jogadores e comissão técnica. O mais recente deles há quatro dias. Sem Ronaldinho, naquele momento liberado para visitar a mãe recém-operada em Porto Alegre, criticou o vazamento de informações e quis saber se havia problemas de relacionamento com o técnico Joel Santana. Segundo ele, os atletas negaram. Além disso, cobrou reação de todos após os dois empates no Brasileirão, com Sport e Inter.
- Ele se coloca bem nas palavras – elogiou um jogador.
Zinho no treino do Flamengo em reunião com os jogadores (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)Zinho em reunião com os jogadores do Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
Logo que chegou, o diretor deixou claro que contava com Ronaldinho Gaúcho, ex-companheiro dele no Grêmio. Os dois trocaram um carinhoso abraço na apresentação do dirigente ao grupo, mas Zinho precisou agir rápido. Confrontou o principal jogador do time duas vezes. Primeiro, ao constatar o estado do capitão, o diretor pediu que, em vez de ficar no vestiário, ele fosse a campo correr. No dia seguinte, na frente de todos os jogadores, o jogador foi confrontado com direito a peitada e discurso duro:
- Quando eu cheguei, você me deu um abraço e disse que estava comigo. Do jeito que você chegou hoje (quinta, dia 17 maio) e ontem (quarta, dia 16), não está nem com você mesmo. Isso é um desrespeito com todos os seus companheiros… Se for para ser assim, eu peço meu boné para a Patricia e vou embora.
A atitude mereceu elogios internos, e os jogadores gostaram da postura de Zinho, principalmente com Ronaldinho Gaúcho. O fato de o dirigente acompanhar o treino à beira do campo chama a atenção. Outro ponto a favor dele: o currículo vencedor. Os atletas admiram o ex-jogador, que tem a Copa do Mundo de 1994, Libertadores e cinco Brasileiros na bagagem.
Episódio com R10 fortalece o dirigente
A posição firme diante do comportamento do astro do Flamengo dá força a Zinho para reorganizar o departamento de futebol. Antes do pronunciamento desta sexta, Patricia se reuniu com o vice jurídico Rafael de Piro, Zinho, o vice de futebol Paulo César Coutinho e com o vice de finanças Michel Levy. Na conversa de quase três horas, ficou decidido que Coutinho seria mantido no cargo, apesar do episódio em que anunciou o afastamento de Ronaldinho Gaúcho em conversa com torcedores do Piauí, na última quinta-feira. As declarações foram registradas em vídeo. A permanência dele foi um pedido de Zinho, mas o futuro de vice de futebol é incerto e ele segue em questionamento. No encontro, Zinho apresentou alguns motivos para Coutinho ficar. Um deles seria o fato de que a saída poderia ser associada a Ronaldinho.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário