Rio -  Um balão, de aproximadamente 9 metros de altura e que carregava o símbolo do personagem Batman, assinado pela "Turma Arte e Raiz", caiu na manhã deste domingo no pátio interno do Batalhão de Choque da Polícia Militar (BPChoque), na Avenida Salvador de Sá, no Estácio, Centro do Rio.

Policiais envolvidos na ocorrência acreditam que o símbolo do personagem de filmes e histórias em quadrinhos pode ter sido também uma alusão o ex-PM Ricardo Teixeira da Cruz, o Batmam, que comandou o grupo de milícia "Liga da Justiça", na Zona Oeste do Rio. Ele está preso no presídio de Segurança Máxima de Catanduva, no Paraná, desde 2009.
Foto: João Laet / Agência O Dia
Foto: João Laet / Agência O Dia
Batman se notabilizou também por ter fugido, em outubro de 2008, pela porta da frente do presídio de segurança máxima. Ele havia deixado a cela do presídio com autorização para ir a uma consulta médica dentro do próprio Complexo Penitenciário do Gericinó. O miliciano foi resgatado por três homens que usavam coletes da Secretaria de Administração Penitenciária e estavam em um carro branco.

A queda do balão aconteceu por volta de 8h20, mexendo com a rotina dos policiais de plantão no Regimento Marechal Caetano de Farias, onde fica a sede do Batalhão de Choque. O balão, nas cores cores rosa, cinza, amarelo e verde, e com altura de um prédio de três andares, não carregava qualquer tipo de explosivo, apenas uma bandeira colorida, medindo cerca de 8 metros quadrados.

"Estávamos retornando ao quartel, voltando de ocorrência, quando avistamos o balão, que ainda estava com a bucha acesa, caindo, aos poucos, no pátio da unidade. A gente ficou apreensivo, já que poderia ter causado danos ao prédio, que é antigo e tombado (pelo Patrimônio Histórico do Rio de Janeiro, desde 2005). Foi um fato inusitado e muita coincidência o balão ter caído dentro de uma unidade da polícia. Felizmente não houve qualquer tipo de dano", explicou o sargento Marcelo Domingos, comandante da guarnição do Grupo Especial Tático de Moto e Patrulhamento (Getem), que levou o balão para a 6ª DP (Cidade Nova).

Segundo a PM, a "Turma "Arte e Raiz" seria do bairro Jardim América. Mas o delegado Antônio Bertrand disse que ainda vai investigar a procedência e os responsáveis pela soltura do objeto voador, que podem responder por crime ambiental.
FONTE: odia.ig.com.br